segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

10 anos do derramento de petróleo na Baía de Guanabara.

Uma imagem vale mais que mil palavras... o testemunho edifica mas o exemplo, arrasta. Por onde começar? Famílias inteiras que antes viviam da pesca artesanal acordam literalmente no "mar" negro do capitalismo. Tantas Marias, Severinos, Pedros, Marcos, Joanas e Barnabés sonham ainda hoje em ver sua casinha terminada, o material do colégio comprado com folga para a comida no fim do mês. O que antes era limpo, podia-se nadar sem nada para se preocupar, vira manchete em todo o Brasil e Mundo. Derramamento de óleo na Baía de Guanabara causa um grande desequilíbrio ambiental. Dezenas de famílias que antes viviam da pesca, não terão mais o que vender no dia de hoje. Dez anos de histórias, dez anos de lutas, dez anos de sonho em receber a indenização devida. Casas, caícos, pequenas embarçações desapareceram de uma hora para a outra. A arte da pesca que antes fora passando de geração a geração está com seus dias contados, seja pelo derramamento seja pelo progresso devastador do petróleo; da construção naval; do crescimento industrial que emprega muitos e acaba em parte com a cultura de milhares.
 Dez anos se foram e fica a pergunta: Quanto tempo mais a comunidade pesqueira terá que esperar?  Estarão vivos ainda quando o que lhes foi prometido chegar? Esperamos que sim.
A foto mostra parte da Baia de Guanabara poluída, por óleo e tanto lixo caseiro e industrial mostrando que tanto o poder público, privado e cada um denós tem parcela de culpa no que está acontecendo com a Baía e o Mundo, tudo isto nos leva a gritar:  PRESERVEM O QUE AINDA TEMOS.